IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA

/IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA
IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA2018-06-24T20:53:11+00:00

Principais informações

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

A declaração de imposto de renda pessoa física, ainda gera muitas dúvidas, mesmo com toda a tecnologia e informações cada vez mais dinâmicas, a verdade é que muitas pessoas não sabem exatamente o que devem declarar, por isso esse vídeo tem por objetivo ajudar a esclarecer os principais pontos.

 

Além de tudo o que já foi explicado no vídeo, é bom esclarecer outro ponto importante.

Há anos não existe mais a chamada “Declaração de Isento”. Essa era uma declaração que substituía a declaração de ajuste anual e servia basicamente para informar à Receita Federal que o contribuinte não estava obrigado a entregar a declaração de ajuste anual por não possuir o rendimento anual e  patrimônio mínimos determinados pela legislação como requisitos de obrigatoriedade.

Muita gente nos procura na época de entrega da Declaração de IR e fala a seguinte frase:

  • Faz a minha declaração como isento …..

Vejam, que descabida essa obervação, visto que ou você é obrigado a entregar ou não é, não existe isso de entregar “como isento”, porém na prática o que a pessoa ter na verdade é  declarar um rendimento menor do que o obtido durante o ano para não pagar imposto, e pensa que simplesmente ficará livre de qualquer problema com a fiscalização se declarar como “isento”.

Grande engano, atualmente através das ferramentas automáticas a Receita Federal tem a acesso a toda a nossa vida financeira, é praticamente impossível esconder a renda, cartões de débito e crédito, notas fiscais paulistas, notas fiscais paulistanas, seguros, compra de carros, imóveis, enfim existem muitas formas de cruzamento de dados.

Portanto, é bom ficar atento às regras e não deixar pra última hora !!

Conte com uma boa assessoria contábil profissional e evite problemas fiscais !!

Por Katia Gomes

Contadora – sócia diretora da empresa Kaed Assessoria Contábil