Você sabia que pode declarar os seus pais como seus dependentes e reduzir o seu Imposto de Renda ?

Muitas pessoas tem valores altos de imposto de renda que são descontados na fonte, ou seja são valores descontados diretamente do seu rendimento.

Outros casos bem comuns são de profissionais liberais que não tem retenção na fonte, mas que pagam mensalmente o carnê leão ou deixam para declarar tudo na hora de fazer a declaração anual de ajuste.

Tem ainda os casos em que a pessoas tem um rendimento extra, como alugueis ou mais de 1 emprego, nestes casos o Leão não perdoa, o imposto é muito alto e somente as despesas médicas podem ser deduzidas integralmente da base de cálculo do imposto.

Então é aí que entra a possibilidade de diminuir o imposto ou de restituir uma valor maior que foi retido na fonte, a dica é declarar também os pais e os sogros como dependentes além dos filhos e do cônjuge/companheiro.

A grande vantagem de declarar os pais como dependentes é poder utilizar as despesas médicas deles para abatimento do imposto.

 

Cuidado com os rendimentos dos Dependentes !!

 

O único cuidado é analisar se os rendimentos deles são isentos ou tributáveis, se for rendimentos  isentos (aposentadoria à partir dos 65 anos) com certeza valerá a pena lançá-los, porém se for tributáveis pode não valer a pena, o ideal é fazer simulações.

Outra dica, é lançar também os seus sogros e as despesas médicas deles, mas neste caso é bom lembrar que essa possibilidade só é permitida se o cônjuge estiver lançado como dependente na sua declaração.

Outras despesas dos dependentes também podem ser lançadas, mas as mais vantajosas são as despesas médicas (consultas, hospitais, clínicas, dentistas, etc).

 

Katia Gomes

Contadora – sócia diretora da Kaed Assessoria Contábil.

www.kaed.com.br