Marketing para restaurantes: aumente as vendas e conquiste clientes!

//Marketing para restaurantes: aumente as vendas e conquiste clientes!

Muito mais importante do que ser um excelente chefe de cozinha, você precisa observar o seu negócio como um gestor excepcional! Por isso, é essencial que você saiba a importância que o marketing para restaurantes possui para o seu negócio e entenda quais são os processos necessário para atrair e fidelizar muito mais clientes para o seu empreendimento através de uma comunicação direta e efetiva!

No entanto, antes de iniciar uma linha de comunicação, você precisa saber muito bem com quem você irá se comunicar! Então, confira neste post como tornar a comunicação do seu restaurante muito mais pessoal e objetiva!

Comece conhecendo os gostos dos seus clientes!

O primeiro passo que você deve tomar para transformar positivamente a comunicação do seu estabelecimento é: conhecer o seu público-alvo!

Então pesquise bastante e busque descobrir:

  • Quais são suas necessidades;
  • Quais são seus interesses;
  • Por onde eles se comunicação;
  • Que linguagem eles usam;
  • O que eles repudiam;
  • Quais são suas influências;
  • E por aí vai…

Um boa dica é trocar um papo com alguns clientes que você possui um melhor relacionamento e observar como seus clientes se comportam nas redes sociais.

Com estes dados em mãos é possível definir uma persona, que mais especificamente falando, se trata da representação dos dados coletados através do perfil de um pessoa fictícia que possua as características, preocupações e motivações detectadas em seus consumidores e potenciais consumidores.

Desperte o desejo dos seus potenciais consumidores!

Com uma ou mais personas definidas, é possível planejar e desenvolver uma linguagem coerente ao perfil dos seus clientes de maneira muito mais clara e efetiva.

Entretanto, é necessário saber qual o melhor meio de se fazer isso. As redes sociais são uma excelente opção de fazer com que seu restaurante esteja presente no cotidiano dos seus clientes, porém, você ainda necessita criar uma presença digital bem estruturada, e para que isto ocorra da melhor forma possível, o desenvolvimento de um site se torna indispensável.

Nos dias atuais, não possuir uma presença digital se tornou um tiro no próprio pé, o empreendedor que não possui ao menos um site está perdendo uma enorme oportunidade de expansão do seu negócio. E quando falamos de marketing para restaurantes, me refiro a um nicho de mercado que realmente necessita do seu produto!

No entanto, não basta apenas criar um site onde sua marca não converse com seus consumidores e potenciais consumidores, é preciso que você ensine a eles como o seu produto possui a melhor qualidade, a melhor produção, o melhor atendimento, e desperte o interesse deles. Mas, lembre-se, encare este processo como uma conversa, não fale apenas de si como um vendedor chato!

Procure gerar valor através desta comunicação, poste constantemente conteúdo que realmente seja relevante para o seu público e que se associe à sua marca!

Por exemplo, o seu restaurante pode postar conteúdo relacionado a dicas para uma alimentação saudável, segmentando o seu público que se preocupa em ter boa forma, porém não tem tempo para praticar exercícios.

Por fim, não peça a conta! O marketing para restaurante é um processo renovável!

Quero te deixar ciente de um conceito bem claro, criar engajamento é bem mais valioso do que simplesmente vender!

Por isso, não desperdice esforços focando unicamente e exclusivamente em reter novos consumidores para o seu restaurante! É essencial que a sua comunicação continue sendo efetiva e constante, desta forma seu estabelecimento se torna uma autoridade na percepção dos seus clientes, e além de simples consumidores, você adquire seguidores da sua marca, que irão disseminá-la entre seus ciclos de convívio.

Porém, não se esqueça de analisar constantemente seus resultados, pode ser que sua comunicação não esteja sendo tão efetiva e, quanto antes seus erros forem detectados, melhor seus resultados irão se desenvolver posteriormente.

Pois bem, recapitulando:

  • pesquise seu público-alvo;
  • entenda suas necessidades e seus interesses;
  • defina uma abordagem efetiva;
  • adquira engajamento;
  • retenha e fidelize mais clientes;
  • revalide seu processo.

E, se caso precisar de ajuda na organização do seu restaurante, conte com a Kaed e obtenha processos muito mais estruturados com total segurança e comprometimento na gestão financeira, fiscal e pessoal do seu estabelecimento.

Sucesso e até a próxima!

2018-04-06T17:54:16+00:00