Descreva suas metas

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Micro empreendedores – Descreva suas Metas – Seus Objetivos

Geralmente os micro empreendedores tem muitos sonhos, muitas ideias que não são colocadas em pratica, às vezes por insegurança, outras vezes simplesmente porque não sabem por onde começar.

Uma dica simples que pode ajudar os empreendedores é a seguinte: descreva as suas metas. Coloque tudo num papel,  ou no seu computador/celular, tem que descrever item por item, uma a uma. Depois consulte essa anotação periodicamente, isso vai ajudar a ter uma visão mais clara sobre o que você realmente quer e consequentemente vai ficar mais fácil dar o pontapé inicial.

O próximo passo é classificar essa lista, quais são os itens mais importantes, os mais urgentes, quais são as ações que precisam ser tomadas para que a meta seja atingida e qual é o tempo e o investimento necessários para que o objetivo se concretize, desta forma você conseguirá enxergar o que precisa ser feito.

“Quando você começa a escrever suas metas, se obriga a ter as ideias mais claras. Com isso, você descobre os possíveis ‘buracos’, ou seja, os furos que ainda podem existir em seu projeto empresarial”, afirma Marcelo Cherto.

Para qualquer negócio é necessário um bom planejamento. Além de descrever as metas, os empreendedores precisam definir algumas questões essenciais que ajudarão na realização das metas.

Alguns exemplos destas definições são:

  • Definição do seu público-alvo, ou seja região, poder aquisitivo, perfil;
  • Quais são as características do seu produto, qualidade e  preço;
  • Quais são os seus concorrentes, o que eles tem e você não

Algumas perguntas também são muito importantes para uma auto-análise, portanto fique atento:

  • Aonde eu quero chegar ?
  • Qual é o % de lucro que eu desejo obter ?
  • Qual é o faturamento bruto desejado ?

Foque nas soluções e não nos problemas

O medo de abrir um negócio afasta muitas pessoas do sonho de ter o seu próprio negócio. Um dos principais problemas é a falta de foco em seus objetivos, pensando apenas nos problemas, ou seja, nos obstáculos que podem impedir o projeto de ter sucesso.

Os micro empreendedores tem 2 escolhas: o otimismo ou o pessimismo. Ser otimista é acreditar no negócio, ser pessimista é achar que tudo vai dar errado, se você for do perfil pessimista é melhor desistir porque somente quem vê o lado positivo enxerga possibilidades, já que quem tem a visão pessimista não consegue avançar porque os problemas ganham sempre mais destaque.

SAIBA MAIS

Um dos segredos de um empresário de sucesso é ter persistência e foco no seu objetivo. “A dificuldade sempre será um ponto desfavorável. O importante é pensar sempre no objetivo, pois as dificuldades fazem parte do caminho. Se Cristóvão Colombo, quando estava viajando pelos mares do mundo, tivesse se intimidado pela primeira tempestade que ele enfrentou e retornado para o seu país, o navegador não teria descoberto a América”.

Thomas Edison, inventor da lâmpada, é um exemplo de aprendizado neste sentido, segundo o consultor. “Thomas Edison não conseguiria inventar a lâmpada se não tivesse insistido em seu objetivo. Ele costumava dizer, quando alguém o indagava sobre desistir dessa descoberta, depois de 10.000 tentativas frustradas: ‘Vou desistir agora, que já conheço 10.000 jeitos que não dão certo?’. Isso demonstra o quanto é importante ter fé em si mesmo, ter uma visão e uma atitude positiva perante a vida e seus desafios”.

Isso não significa que o empreendedor precisa achar que a vida tem que ser encarada sob o olhar da Pollyana, personagem da literatura que acha que o mundo é perfeito. “Você precisa ter a crença de que pode chegar lá. Essa auto-motivação tem que vir de dentro de você mesmo. Não espere que isso venha de fora”.

 

Katia Gomes – contadora – sócia da Kaed Contabilidade

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Fonte:

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI82779-17189-8,00-DICAS+PARA+VOCE+VENCER+O+MEDO+DE+MONTAR+UM+NEGOCIO+DE+SUCESSO.html

2018-06-17T14:46:01+00:00