Conheça o seu próprio perfil

//Conheça o seu próprio perfil

 

Perfil empreendedor !! Muitos sonham em abrir a sua empresa, ser dono do próprio nariz, ….. mas será que todas as pessoas tem perfil empreendedor ? Claro que não, senão não haveria empregados e patrão sem empregado não existe ….. rsrsrsr

Bem, vamos lá …… nesse artigo vou falar um pouco sobre as diferenças entre o perfil empreendedor e o perfil empregado. Boa leitura 🙂

Patrão x Empregado 

Ao pensar em montar um negócio, deve-se levantar o seguinte questionamento: quais são os papéis que terei que exercer como dono de uma empresa?

Segundo o consultor Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, existem três figuras nas quais o empresário pode se encaixar:

  • empreendedor (que toma as decisões e define o direcionamento do negócio);
  • gestor (que administra a empresa);
  • operador (que executa o trabalho).

“Essas coisas nem sempre estão claras na mente do empreendedor. É importante identificar no que eu sou bom para trabalhar, pois é difícil exercer de forma eficiente as três figuras”.

A primeira pergunta a ser feita é:

O que eu sei fazer?

“Isso vai definir como será estruturado o negócio”, ressalta Cherto.

Ter ciência sobre suas limitações e explicitá-las é fundamental para delinear o caminho do negócio.

“Muitas vezes, a falta de competência em algumas áreas faz com que o empresário tenha que pensar na busca de um sócio que o complemente, ou seja, que seja capacitado em outras competências importantes que garantam o sucesso do negócio”, diz o consultor.

Marcos Hashimoto, do Insper, diz que o autoconhecimento é crucial no momento de montar um negócio.

“Quanto mais você sabe sobre você mesmo, mais você sabe onde pode pisar e onde tem que tomar cuidado”. Marcelo Aidar, professor da FGV-SP, diz que, conhecer seu próprio perfil, no estágio inicial, em que se define se partir para o negócio próprio é o caminho certo, é mais importante do que a pesquisa de mercado.

“É difícil enxergar as oportunidades quando não conheço direito qual é o meu verdadeiro perfil“, avalia.

Se você é do tipo executor, que gosta que pegar um trabalho arregaçar as mangas e terminar, provavelmente você tem o perfil de empregado, isso não quer dizer que o perfil empreendedor não trabalha, não é isso, mas o perfil empreendedor se preocupa mais com o planejamento, muitas vezes é mais sonhador, otimista e acredita no negócio, o perfil executar prefere se dedicar a algo mais concreto e muitas vezes tem um certo receio de iniciar um negócio do zero.

Exemplos

Aidar exemplifica com o caso de uma freqüentadora assídua de bares que resolveu montar um. “A empresária não sabia, na verdade, o que significava abrir um bar. Depois de um ano, ela fechou as portas”, afirma. “É muito diferente você freqüentar um bar e gerir um bar”.

Segundo o livro Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto, da Endeavor, a decisão por uma carreira empreendedora deve passar por um processo de autoconhecimento e não por uma mera comparação dos atributos pessoais com os de empreendedores de sucesso. “De uma forma geral, os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que sabem o que fazem bem e identificam o que não têm capacidade ou talento para fazer, para pedir ajuda ou para desenvolver uma habilidade”.

Por Júlia Zullig, Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI82779-17189-1,00-DICAS+PARA+VOCE+VENCER+O+MEDO+DE+MONTAR+UM+NEGOCIO+DE+SUCESSO.html

Para iniciar a abertura da sua empresa, conte com uma escritório de contabilidade de qualidade, é essencial estar bem assessorado nessa fase tão importante da sua vida.

Clique aqui para conhecer a Kaed, será um prazer atendê-lo

Katia Aparecida Gomes Katia Gomes – Contadora – Sócia Diretoria da Kaed Assessoria Contábil

 

2018-06-22T19:46:06+00:00