Comece Pequeno

//Comece Pequeno

Resultado de imagem para negócio próprio

Muitas pessoas querem ter o seu negócio próprio, mas a maioria não consegue fazer um bom planejamento e logo no início tomam medidas equivocadas e acabam esbarrando em problemas financeiros.

Ao tomar a decisão de abrir um negócio próprio, é importante ter os pés no chão, se você não é um multi- milionário que tem dinheiro sobrando, comece pequeno !!

Use bem o seu dinheiro

Infelizmente a maioria dos micro empreendedores comete o mesmo erro. Muitos acabam pecando pelo excesso. Investem todo o seu dinheiro em gastos desnecessários, tais como: móveis de grife, aluguel de salas comerciais de alto padrão, contratação de funcionários sem demanda de trabalho e etc. Gastam o dinheiro que deveriam usar como capital de giro para “segurar” as despesas da empresa até que ela se tornasse estável.

Por exemplo se você tem a intenção de abrir um site de vendas de pacotes turísticos pode começar bem pequeno. Até mesmo em casa (home-office) e assim economizar o máximo possível com despesas fixas. O ideal é investir em propaganda e ações comerciais que contribuirão muito mais para o crescimento da empresa do que uma bela sala comercial em um prédio de luxo.

O risco de perder todo o valor investido na nova empresa é grande. Vou dar um exemplo de um restaurante aberto na cidade de São Paulo em um bairro residencial:

O empresário investiu aproximadamente R$ 300.000,00 na reforma do local, na compra de equipamentos e decoração luxuosa. Na inauguração contratou personalidades para abrilhantar a festa e ofereceu muitas bebidas como cortesia, foi uma festa de arromba !!

Resumindo, em 6 meses a empresa fechou as portas. O ponto comercial não era tão bom como se esperava, na verdade era um local bem residencial e deserto. O movimento diário não cobria as despesas mínimas e o dinheiro simplesmente acabou.

Provavelmente, se ao invés de investir tanto em uma reforma, o empresário tivesse contratado uma consultoria para pesquisa do ponto comercia ou se tivesse buscado um local realmente movimentado, ou ainda se tivesse economizado para suportar as despesas até que a Casa ficasse conhecida e ganhasse uma freguesia fiel, talvez o seu destino fosse outro.

Avalie a mudança de vida com objetividade

Ao abrir uma empresa é importante saber analisar a realidade para não se decepcionar. Avalie o que vai de fato mudar na sua vida, não crie falsas expectativas. Saiba que você não terá uma vida de Rei só porque agora é um empresário, muito pelo contrário, pois se antes você trabalhava 8 horas por dia quando era empregado, agora vai ter que trabalhar 10 horas por dia como empresário. Se antes você tinha folgas aos finais de semana, agora se prepare para respirar a empresa dia e noite, 24 horas por dia, todos os dias.

Aprenda a depender de si mesmo

Não se deixe levar pelo “status” de patrão, não trate mal os seus auxiliares, não se comporte como se você fosse um grande executivo que dispõe de uma série de comodidades à sua disposição, saiba que você não vai ter comodidades.

TUDO, sem exceção vai depender de você, desde a limpeza da empresa até a contratação de pessoas, as vendas, os marketing, os procedimentos internos, o controle de caixa, os fornecedores, enfim tudo dependerá de você. Você não poderá se dar ao luxo de não “tratar” de determinado assunto, portanto se prepare, porque tudo será com você.

A grande vantagem é que você terá autonomia para mudar o que desejar, porém o peso da responsabilidade também é grande.

Enfim, se você tiver o perfil empreendedor, vá em frente !! Ciente de que a empreitada não será fácil, mas com trabalho e responsabilidade a recompensa valerá a pena !!

Abertura de Empresa

Para iniciar o processo de abertura da sua empresa é essencial contratar uma assessoria contábil profissional. A definição do regime tributário é muito importante para o planejamento fiscal e economia de impostos. Uma boa assessoria contábil faz toda a diferença na gestão de uma empresa, portanto cuidado com aventureiros. Nesta fase inicial você vai precisar de uma acompanhamento de qualidade, o barato pode sair muito caro no futuro !

Clique aqui para informações sobre abertura de empresa: www.kaed.com.br/como-abrir-uma-empresa

Katia Gomes, contadora – sócia da Kaed Assessoria Contábil

2018-06-21T23:14:58+00:00